MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNO

Apresentação

A FGV EPPG foi concebida com o intuito de contribuir na construção de um Brasil mais bem governado, mais desenvolvido e mais justo para toda a sociedade. O programa de Mestrado em Políticas Públicas e Governo da FGV EPPG procura contribuir com esses objetivos formando líderes que desenhem políticas públicas aderentes às necessidades prementes dos seus cidadãos, aplicando métodos de gestão pública na fronteira do conhecimento.

Especificamente o programa de Mestrado em Políticas Públicas e Governo (*) procura formar mestres com as seguintes características:

  • Lideranças atuais e futuras: pelo estudo de teorias e conceitos na fronteira do conhecimento modulada e testada com a sua aplicação prática nas organizações num mundo constantemente acelerado pelos desenvolvimentos tecnológicos.
  • Pesquisadores capazes de focar em pesquisas com aplicação direta às necessidades reais e prementes: pela realização de pesquisas independentes, baseadas em evidências e alinhadas às necessidades reais de governança das organizações, seja na melhoria das políticas públicas, aperfeiçoamento da máquina administrativa, redução da corrupção, ou no avanço da inovação e da sustentabilidade.
  • Mestres conectados com o avanço acadêmico global: pela atuação em redes e conexão com instituições e organizações de excelência global.

LINHAS DE PESQUISA

GOVERNO: A linha de pesquisa em Governo busca compreender as relações institucionais de longo prazo no setor público, a partir de um enfoque Intra e Inter organizacional. Tais dimensões abordam temas como orçamento, planejamento, análises governamentais e organizacionais, inovação, transparência e governança de organizações públicas, seja no contexto brasileiro como no contexto internacional.

POLÍTICAS PÚBLICAS: A linha de pesquisa em Políticas Públicas foca na utilização da pesquisa empírica para compreender o desenho e a efetividade das políticas públicas, seja com a utilização intensa de dados disponíveis, pelo levantamento de dados específicos ou pelo estudo de casos complexos da realidade nacional e internacional. Tais dimensões abordam temas como tipos e ciclos das políticas públicas, a análise do desenho de políticas públicas e seus instrumentos de avaliação dentre outros temas.

Processo seletivo

Confira o EDITAL completo


A seleção 2023.1 obedecerá às fases:

Fase 1: Análise Documental

A análise documental engloba a avaliação da Carta de Apresentação que deverá ser anexada na página de inscrição do processo seletivo, conforme o Cronograma. A avaliação da Carta de Apresentação dos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção e deverá conter os seguintes elementos:
(i) As razões pelas quais o candidato se considera em condições de cursar o MPPG; 
(ii) Suas realizações relevantes na vida profissional; 
(iii) As razões pelas quais considera que o MPPG-BSB será útil em sua vida profissional e acadêmica; 
(iv) Breve descrição sobre o tema de interesse para pesquisa em políticas públicas ou governo. 

A Carta de Apresentação deve ter no mínimo 30 (trinta) e no máximo 100 (cem) linhas no formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman 12.

Fase 2: Entrevista

As entrevistas de seleção ocorrerão de forma remota (online) no período previsto no Cronograma. O candidato receberá por e-mail a data e horário da entrevista, que realizar-se-á através da plataforma Zoom. É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a chamada, via e-mail, para a entrevista.

Documentação

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição. A inscrição será formalizada mediante o upload da documentação abaixo, na página de inscrição do Processo Seletivo (www.fgv.br/processoseletivo/mppg): 
a. Documento de Identidade; 
b. CPF (caso não conste no documento de identidade); 
c. Currículo acadêmico/profissional ou Currículo Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br); 
d. Diploma de Graduação. Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada. Candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatória a apresentação do Diploma ou Declaração contendo a data de colação de grau; 
e. Carta de Apresentação (item 6); 
f. Documentos adicionais ou alternativos que podem ser necessários em casos específicos: 
a. Passaporte (Somente para candidatos estrangeiros); 
b. Formulário de Solicitação de Nome Social - opcional (anexo III); 
c. Laudo Médico: Somente pessoas com Deficiência (anexo IV)

Informações Complementares:

1. Todos os documentos deverão ser digitalizados, gerados no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição. 
2. Não serão aceitas fotos de documentos. 
3. O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB. 
4. Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: Identidade, Passaporte, Diploma etc.). 
5. Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site www.fgv.br/processoseletivo/mppg, no menu Visão Geral, no link Acompanhe sua Inscrição. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

Público-alvo

Para quem busca desenvolver potencial de alto gabarito e performance, acompanhando os avanços da gestão pública, práticas de governo e políticas públicas, para atuar em governos e organizações públicas ou privadas.

Disciplinas

Obrigatórias

1. Teorias de Administração Pública

2. Metodologia de Pesquisa Científica

3. Políticas Públicas: Teoria e Análise

4. Decisões baseadas em evidências

5.Métodos Quantitativos de Pesquisa em Ciência Política

6.Métodos Qualitativos de Pesquisa em Ciência Política

7. Seminários de Pesquisa I e II

8. Atividades Complementares

Eletivas

Eletivas da Linha 1: Políticas Públicas

Análise Econômica do Direito e Políticas Públicas

Desenvolvimento Sustentável: Economia Política e Políticas Públicas

Economia Comportamental e Políticas Públicas

Federalismo e Políticas Públicas

Modelos estatísticos espaço-temporais, machine learning e big data em políticas públicas

Políticas públicas: da Tipologia ao Controle

Eletivas da Linha 2: Governo

Orçamento Público

Transformação inovadora em programas e organizações Instituições Públicas

Transparência e Governo

Estrutura e Processos das Organizações Públicas

Instituições Públicas

Teoria dos Jogos para Ciência Política

Eletivas Comuns:

Módulo Internacional

Estudos Macroeconômicos das Políticas Públicas e Governo

Tópicos Especiais: Política Tributária

Seminários Temáticos ou Tópicos Especiais

Estatística

Corpo docente
  • Benjamin Miranda Tabak
  • Bernardo Oliveira Buta
  • Carlos E. F. Pereira Filho
  • Edson Kenji Kondo
  • Eduardo José Grin
  • Fernando Luiz Abrucio
  • Gabriela S. Lotta
  • Gil Riella
  • Hadassah Laís de Souza Santana
  • Julio Cesar de Aguiar
  • Kaizo Iwakami Beltrao
  • Lizandro Lui
  • Liziane Angelotti Meira
  • Marco A. C. Teixeira
  • Marcos A. P. Valadão
  • Nelson H. Barbosa F.
  • Ricardo Corrêa Gomes
  • Weeberb J. Réquia Jr.
Valores

DO INVESTIMENTO

Aos alunos egressos dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, da FGV será concedido 10% (dez por cento) de desconto, conforme valores descritos abaixo:

Para a obtenção do desconto os egressos deverão realizar o upload na Etapa 2 – Matrícula, da cópia autenticada do Certificado de Especialização (frente/verso) ou Declaração de Conclusão emitida há menos de 6 (seis) meses.

Mais informações

Equipe Acadêmica

Jéssica Assunção

Contato: (61) 3799-8053/8048

Ou acesse o site da FGV EPPG.