MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNO

Covid-19

Prezado (a) candidato (a),
As aulas das turmas vigentes do Mestrado em Políticas Públicas e Governo estão sendo ministradas remotamente devido à pandemia. O processo seletivo para a próxima turma 2021.1 será aberto em breve e a previsão é de retorno às aulas presenciais em fevereiro de 2021 está aberto e a previsão é que as aulas sejam realizadas no modelo remoto ou híbrido no 1º semestre de 2021. A Secretaria e a Coordenação do Curso não estão realizando atendimentos presenciais. 
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento por meio dos canais de atendimento abaixo:
e-mail: mppg@fgv.br
telefone: (61) 3799-8198/8053

FAQ:

1)      O Cronograma vai se manter inalterado? Eventuais mudanças no cronograma do Edital em virtude da pandemia poderão ocorrer e serão publicadas por meio de errata ao Edital.

2)      Caso a pandemia continue se agravando, as aulas serão online? As aulas serão realizadas ao vivo de forma remota pelo Zoom e com apoio do Ambiente de Aprendizagem ECLASS. A decisão atende ao Despacho de 9 de dezembro de 2020 do Ministério da Educação que homologou o Parecer nº 19, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estendendo até 31 de dezembro de 2021 a permissão para atividades remotas no ensino básico e superior em todo o país.  

3)      Caso as aulas sejam online, haverá diminuição do valor da mensalidade? Não, os valores previstos para a mensalidade serão mantidos em função da manutenção dos custos com o seu corpo docente altamente qualificado e estrutura tecnológica para proporcionar a aula online. 

4)      As entrevistas serão realizadas remotamente? Sim, todas as entrevistas serão realizadas remotamente.

5)      A etapa presencial de matrícula continuará presencial? Não, o candidato(a) deverá enviar os documentos obrigatórios para a matrícula para a SRA-DF via Sedex.

Apresentação

A FGV EPPG foi concebida com o intuito de contribuir na construção de um Brasil melhor governado, mais desenvolvido e mais justo para toda a sociedade. O programa de Mestrado em Políticas Públicas e Governo da FGV EPPG procura contribuir com esses objetivos formando líderes que desenhem políticas públicas aderentes às necessidades prementes dos seus cidadãos, aplicando métodos de gestão pública na fronteira do conhecimento.

Especificamente o programa de Mestrado em Políticas Públicas e Governo (*) procura formar mestres com as seguintes características:
- Lideranças atuais e futuras: pelo estudo de teorias e conceitos na fronteira do conhecimento modulada e testada com a sua aplicação prática nas organizações num mundo constantemente acelerado pelos desenvolvimentos tecnológicos.
- Pesquisadores capazes de focar em pesquisas com aplicação direta às necessidades reais e prementes: pela realização de pesquisas independentes, baseadas em evidências e alinhadas às necessidades reais de governança das organizações, seja na melhoria das políticas públicas, aperfeiçoamento da máquina administrativa, redução da corrupção, ou no avanço da inovação e da sustentabilidade.
- Mestres conectados com o avanço acadêmico global: pela atuação em redes e conexão com instituições e organizações de excelência global.

(*) O curso obteve Reconhecimento publicado na Portaria MEC nº 485 de 14 de maio de 2020 do Ministério da Educação, D.O.U. de 18/05/2020.

LINHAS DE PESQUISA

  • GOVERNO: A linha de pesquisa em Governo busca compreender as relações institucionais de longo prazo no setor público, a partir de um enfoque intra e inter-organizacional. Tais dimensões abordam temas como orçamento, planejamento, análises governamentais e organizacionais, inovação, transparência e governança de organizações públicas, seja no contexto brasileiro como no contexto internacional.
  • POLÍTICAS PÚBLICAS: A linha de pesquisa em Políticas Públicas foca na utilização da pesquisa empírica para compreender o desenho e a efetividade das políticas públicas, seja com a utilização intensa de dados disponíveis, pelo levantamento de dados específicos ou pelo estudo de casos complexos da realidade nacional e internacional. Tais dimensões abordam temas como tipos e ciclos das políticas públicas, a análise do desenho de políticas públicas e seus instrumentos de avaliação dentre outros temas.

ACESSE O REGULAMENTO DO CURSO 2020.2

PERGUNTAS FREQUENTES

Processo seletivo

CRONOGRAMA 2021.1

ETAPA DATA LOCAL
Inscrição De 22/12 até às 23h59 do dia 15/01/21 www.fgv.br/processoseletivo  
Formalização de Inscrição (upload de documentos) De 22/12 até às 23h59 do dia 15/01/21 www.fgv.br/processoseletivo  
Envio de laudo médico para candidatos com deficiência www.fgv.br/processoseletivo  
Formulário de Solicitação de Nome Social www.fgv.br/processoseletivo  
Convocação para Entrevistas Até 23/01 e-mail ao candidato
Entrevistas 25/01 e 26/01 Online
Divulgação do Resultado Final Até 28/01/21 www.fgv.br/processoseletivo  
Etapa 1: Upload de Documentos  02/02 a 04/02/21 www.fgv.br/processoseletivo  
Etapa 2: Matrícula  03/02 a 05/02/21 FGV SRA-DF
Cancelamento de Matrícula  Até 05/02/21 FGV SRA-DF
Início das Aulas  12/02/2021 FGV EPPG

A seleção 2021.1 consistirá de: ACESSE O EDITAL

Os candidatos ao Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Governo serão selecionados por uma Comissão de Seleção constituída por Docentes do Programa, de acordo com os critérios abaixo, sendo todas as fases de caráter classificatório e eliminatório, com nota de 0 a 10 e sujeito a nota mínima de aprovação de 6 (seis) pontos em cada fase:  

  1. Fase 1: Avaliação da Carta de Apresentação (item 6) – Peso: 60%;
  2.  Fase 2: Entrevista - Peso: 40%;

6. DA AVALIAÇÃO DA CARTA DE APRESENTAÇÃO

6.1 O candidato deverá realizar o upload da Carta de Apresentação na página de inscrição do Processo Seletivo, conforme Cronograma (anexo I).

6.2 A avaliação Da Carta de Apresentação dos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção e deverá conter os seguintes elementos:

  1. As razões pelas quais o candidato se considera em condições de cursar o MPPG;
  2. Suas realizações relevantes na vida profissional;
  3. As razões pelas quais considera que o MPPG-BSB será útil em sua vida profissional e acadêmica;
  4. Breve dissertação sobre tema que envolva políticas públicas e governo de interesse do candidato.

6.3 A Carta de Apresentação deve ter no mínimo 30 (trinta) e no máximo 100 (cem) linhas no formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman 12.

6.4 Esta etapa é eliminatória e classificatória, sendo a nota mínima para aprovação de 6 (seis) pontos.

6.5 A avaliação da Carta de Apresentação levará em consideração a aderência do perfil do candidato ao Programa de Mestrado em Políticas Públicas. Os aspectos a serem avaliados na Carta de Apresentação são os seguintes:

a. capacidade para liderança e atuação em redes;

b. domínio ou interesse pela pesquisa na área de políticas públicas e governo; e

c. interesse pela pesquisa acadêmica.

7. DAS ENTREVISTAS

7.1 As entrevistas de seleção ocorrerão de forma remota (online) no período previsto no Cronograma (anexo I). O candidato receberá por e-mail a data e horário da entrevista, que realizar-se-á através da plataforma Zoom. É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a chamada, via e-mail, para a entrevista.

7.2 A entrevista será realizada no idioma português.

7.3 Orientações para a Entrevista

  1.  
  • Para garantir o recebimento da convocação eletrônica, o candidato deverá cadastrar um e-mail cujo acesso seja frequente.
  • O candidato deverá acessar o link do Zoom com, pelo menos, 10 (dez) minutos de antecedência, para garantir o bom funcionamento de áudio e vídeo.
  • O candidato que não puder comparecer nas datas, horários e locais determinados, deverá enviar um e-mail para mppg@fgv.br justificando os motivos para a ausência até o horário agendado para a entrevista.
  • A Comissão de Seleção avaliará a justificativa do candidato e deliberará sobre a possibilidade de reagendamento da entrevista, uma única vez dentro do prazo previsto para a realização das entrevistas no Cronograma (anexo I).
  • O não cumprimento dos itens acima, eliminará o candidato do Processo Seletivo.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá realizar sua inscrição, somente pela internet, nos prazos estabelecidos no Cronograma (anexo I); É de responsabilidade do candidato a exatidão das informações prestadas na ficha de inscrição; Os candidatos estarão isentos da taxa de inscrição.

A inscrição será formalizada mediante o upload da documentação abaixo, na página de inscrição do Processo Seletivo (www.fgv.br/processoseletivo):

a.    Documento de Identidade;
b.    CPF (caso não conste no documento de identidade);
c.    Currículo acadêmico/profissional ou Currículo Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br);
d.    Diploma de Graduação. Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada. Candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatória a apresentação do Diploma ou Declaração contendo a data de colação de grau;
e. Pré-Projeto de Pesquisa (item 6);

Documentos adicionais ou alternativos que podem ser necessários em casos específicos:
a.    Passaporte (Somente para candidatos estrangeiros);
b.    Formulário de Solicitação de Nome Social - opcional (anexo III);
c.    Laudo Médico: Somente pessoas com Deficiência (anexo IV);

Sobre o upload da documentação:
1.    Todos os documentos deverão ser digitalizados, gerados no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição.
2.    Não serão aceitas fotos de documentos.
3.    O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB.
4.    Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: Identidade, Passaporte, Diploma etc.).
5.    Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site www.fgv.br/processoseletivo/mppg, no menu Visão Geral, no link Acompanhe sua Inscrição. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição. 

 

Open Day - Palestra de Apresentação do Curso
Valores

O pagamento pode ser efetuado por meio de parcelas ou à vista.

Investimento para a turma 2021:

À vista (valor integral): R$ 70.327,00
Planos em parcelas mensais:
•    4 x R$ R$ R$ 18.024,00 (total: R$ 72.096,00)
•    16 x R$ 4.779,00 (total: R$ 76.464,00)
•    24 x R$ 3.311,00 (total de R$ 79.464,00)
•    30 x R$ 2.726,00 (total de R$ 81.780,00)

Desconto – 10% sobre o valor do programa para ex-alunos dos cursos de MBA ou Pós-graduação da FGV:
À vista (valor integral): R$ 63.294,30
Planos em parcelas mensais:
•    4 x R$ 16.221,60 (total de R$ 64.886,40)
•    16 x R$ 4.301,10 (total de R$ 68.817,60)
•    24 x R$ 2.979,90 (total de R$ 71.517,60)
•    30 x R$ 2.453,40 (total de R$ 73.602,00)

Corpo docente

•    Benjamim Miranda Tabak – Doutor pela Universidade de Brasília
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Carlos Pereira – Ph.D. pela University of Oxford
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Edson Kenji Kondo - Ph.D. pela Harvard University
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Fernando Luiz Abrucio – Doutor pela Universidade de São Paulo
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Gabriela Spanghero Lotta – Doutora pela Universidade de São Paulo
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Gil Riella – Ph.D. pela New York University
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•     Julio Cesar de Aguiar - Ph.D. pela University of Aberdeen

     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Kaizô Beltrão – Doutor pela Princeton University

     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•   Lizandro Lui - Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul      
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes 
•   Liziane Angelotti Meira- Doutora pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes   

•    Marco Antônio Carvalho Teixeira – Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Nelson Henrique Barbosa Filho – Doutor pela New School for Social Research (EUA)
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Ricardo Corrêa Gomes - Ph.D. pela Aston Business School
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Tássia de Souza Cruz – Ph.D. pela Universidade de Stanford
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes
•    Weeberb João Réquia Júnior – Ph.D pela University of Montreal
     ACESSE AQUI o Currículo Lattes

Disciplinas

ESTRUTURA CURRICULAR

Estrutura curricular dividida em trimestres com aulas semanais às sextas-feiras de 9h às 12h20 e 14h às 17h20 na FGV Unidade Brasília, podendo também haver aulas aos sábados ou no período noturno durante a semana dependendo da disponibilidade do corpo docente e alunos interessados.

A estrutura curricular é baseada em: quatro disciplinas obrigatórias; quatro disciplinas eletivas; e duas disciplinas de seminário de pesquisa.

Créditos necessários para titulação:

Para obter o título de Mestre em Políticas Públicas e Governo, o aluno deve obter 34 (trinta e quatro) créditos dentro do prazo de 23 (vinte e três)  conforme discriminados abaixo:

21 (vinte e um) créditos em disciplinas, sendo 13 (treze) créditos referentes às disciplinas obrigatórias e 8 (oito) créditos em disciplinas eletivas;
4 (quatro) créditos referentes a atividades complementares;
5 (cinco) créditos na Dissertação;
4 (quatro) créditos na Defesa da Dissertação que deverá ser feita publicamente.
Prazo de conclusão do programa: 23 (vinte e três) meses, incluindo a aprovação e defesa pública da Dissertação de Mestrado.

Diploma obtido ao fim do curso: Mestre em Políticas Públicas e Governo

DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Para concluir o programa, o aluno deverá elaborar uma dissertação, surgindo de pesquisa realizada pelo próprio aluno, sob supervisão do seu orientador acadêmico.

A dissertação de mestrado deverá ser defendida perante uma banca pública composta de três professores doutores, sendo um deles o próprio orientador acadêmico, um professor convidado da própria instituição e um membro externo à FGV EPPG.

Após os procedimentos acima e cumprimentos dos créditos, o aluno poderá solicitar seu diploma de conclusão do Mestrado conforme as instruções contidas no Regulamento do Curso.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Teorias de Administração Pública 
Metodologia de Pesquisa Científica 
Políticas Públicas: Teoria e Análise
Decisões baseadas em evidências 
Seminários de Pesquisa I e II

DISCIPLINAS ELETIVAS

Análise Econômica do Direito e Políticas Públicas
Desenvolvimento Sustentável: Economia Política e Políticas Públicas
Economia Comportamental e Políticas Públicas
Economia da Educação
Estatística
Estrutura e Processos das Organizações Públicas
Estudos Macroeconômicos das Políticas Públicas e Governo
Federalismo e Políticas Públicas 
Instituições Públicas
Modelos estatísticos espaço- temporais, machine learning e big data em políticas públicas
Módulo Internacional
Orçamento Público
Políticas Públicas: da Tipologia ao Controle
Seminários Temáticos ou Tópicos Especiais
Teoria dos Jogos para Ciência Política 
Transformação inovadora em programas e organizações – Instituições Públicas

ACESSE O FLUXOGRAMA DO CURSO

Contato

e-mail: mppg@fgv.br
telefone: (61) 3799-8198/8053